Desde há 6 meses a esta parte que a ARCJ em parceria com uma escola de Reiki, forma alunos no Algarve para estarem aptos a cuidarem das crianças institucionalizadas da Catraia.
A Catraia é uma instituição que acolhe 20 crianças dos 0 aos 12 anos, que por situações decorrentes de disfunção familiar foram retiradas judicialmente do seu meio após situações de urgência, decorrentes de maus-tratos, negligência, abandono ou outros fatores que coloquem em perigo a integridade física ou emocional da criança.
Cerca de 8 voluntários etiveram presentes para explicar o que é Reiki e para fazerem uma sessão acada uma daquela crianças.
No final, todos estavam rendidos!! Os voluntários com um grande sorriso que vinha do coração e sentíamos as crianças preenchidas de Amor! Nenhuma queria sair daquela sala e só perguntavam quando iríamos voltar!!
Sílvia Oliveira, presidente da ARCJ expressa a gratidão por este projeto: “Este é sem dúvida um projeto de coração! Levar Amor em forma de um abraço, de uma palavra amiga, do toque de Reiki, a crianças que vivem afastadas dos seus pais é para mim algo tão importante que não consigo expressar em palavras. É mesmo um privilégio!! Foi uma manhã de gratidão!
Maria João Passos, assistente social em Portimão foi a grande impulsionadora deste projeto de voluntariado. No final do primeiro dia partilhava a emoção que sentiu após as sessões de Reiki:
“Aquelas crianças são de facto crianças carentes de afeto, de miminho de amor fraterno…contudo, encheram-nos de sorrisos, abraços, beijinhos…
Fiquei com a sensação que estávamos a partilhar amor: amor incondicional!
Rapidamente, aquelas crianças confiaram em nós!
No momento senti-me completa!
Foi de facto uma experiência maravilhosa, sai de coração cheio!
De facto o REIKI é mesmo a arte secreta de convidar a felicidade!!!
Gratidão “
Também Marta Silva se deslocou de Guimarães ao Algarve para alegremente partilhar Reiki com estas crianças:
“Fazer voluntariado é sempre bom!! Fazê-lo com crianças e jovens que precisam da nossa atenção e afeto, dos nossos ouvidos e do nosso abraço é ainda melhor!! Foi isso que senti hoje! Que a nossa simples presença e dádiva de reiki tornou a tarde daqueles miúdos um momento muito agradável de abertura de emoções, de partilha e de entrega!! É tão bom ver como o reiki pode aproximar perfeitos estranhos de uma forma tão natural numa solarenga tarde de sábado!”
O João Carlos terminou a sua formação e aceitou o convite para integrar este grupo de voluntários. Após a primeira sessão sentia-se feliz!
“Simplesmente gratificante, é a melhor descrição para tudo o que aconteceu… As crianças iniciaram a experiência, sem saber o que esperar, e após a prática de reiki, entregaram-se aos carinhos, afetos e ternura que tanto necessitam. Os seus sorrisos e felicidade , fizeram o meu dia, um dia muito mais Feliz, Obrigado”
Também a Cátia, psicóloga de profissão, se deslocou de Guimarães para Portimão para este dar de coração.
“Sabes quando pegas num puzzle pela primeira vez e nem sabes no que vai dar? O que vais encontrar? Foi assim. Começas pouco a pouco e tudo começa a fazer sentido, as peças começam a encaixar-se até a imagem… A harmonia. Depois contemplas…e…uau! Dever cumprido e coração cheio de amor.”
Do Algarve ainda tivemos a honra da presença da Carina Ataíde, a Fátima Ferreira e o Carlos.
“Eu fiquei com o coração a brilhar! Foi fenomenal. Poder contribuir de alguma maneira para o bem-estar daqueles miúdos foi gratificante. E como eles tiveram o cuidado/curiosidade de pesquisar o que era o Reiki… foi brutal! Dá vontade de fazer mais e mais.” Carina
“Gratidão plena pela partilha. O nosso contributo a quem precisa. Crianças maravilhosas!!” Fátima
Este projeto vai ter a duração de 6 meses com 1 sessão semanal aos sábados de manhã, nas instalações da Catraia.
Muito obrigada a todos os voluntários!