Em Novembro de 2015, iniciamos formação de Reiki com uma turma de vocacional na escola João de Meira em Guimarães. Esta formação de Reiki está inserida no projecto intitulado ” crescer com Reiki”, onde cerca de 100 jovens estão inscritos para receber esta terapia.
A turma de vocacional é composta por 12 jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, com algumas questões de comportamento e/ou aprendizagem.
O primeiro dia em que chegamos e conversamos com eles sobre Reiki, ficamos com a sensação que tínhamos um trabalho muito árduo pela frente! Estes jovens não se inscreveram para aulas de Reiki, foi antes uma disciplina complementar que passou a fazer parte da formação deles! À medida que as semanas foram passando, nós sentimos o quanto é importante para estes jovens a formação em Reiki. Criamos um espaço onde a partilha das vivências, as questões que mais os preocupam, a forma de lidar com diversas situações fazem parte de cada aula. Sabemos que acima de tudo este grupo confia no Reiki e nas formadoras.
Em Fevereiro foram sintonizados no nível 1 de Reiki e temos sempre estimulado estes jovens na prática do auto tratamento. Sabemos que quando tem uma dificuldade o Reiki e a imposição de mãos está logo presente, porque Reiki já faz parte da vida de cada um deles.
Durante 90 minutos semanais trabalhamos com eles a filosofia de vida de Reiki, os cinco princípios e como os podem incluir no dia a dia, seja na escola, em casa, com os amigos e/ou familiares. Praticam meditação e Reiki uns nos outros.
No final destes 5 meses de formação, sentimos um enorme carinho por cada um destes jovens. Percebemos que não é fácil serem diferente, percebemos que tem o seu sofrimento e nem sempre tem com quem o partilhar. São jovens maravilhosos, com um enorme coração e que muitas vezes precisam de mostrar que são “durões” para serem aceites. É muito bom sentir que abraçaram o Reiki de uma forma tão natural e que Reiki faz já parte da vida de cada um deles!! Também ficamos muito felizes porque vemos que estes jovens não tem qualquer vergonha de partilhar com outros jovens e com os professores que fazem Reiki.
Este é sem dúvida alguma um caminho para os nossos jovens nas escolas Portuguesas! Terem uma aula, onde podem partilhar, chorarem, rirem, aprenderem a trabalhar a ansiedade, a gerirem a raiva, a concentração e a falarem sobre o mais importante de tudo… o Amor!
Esta gravação foi feita no final de uma aula de Reiki e está exactamente como foi gravada, sem qualquer corte ou alteração. Não sabiam que os iamos questionar e por isso as respostas foram assim espontâneas.