Reiki no agrupamento de escolas de Arouca

Em 2014 Regina Fontes desenvolveu um projecto de Reiki no Agrupamento de Escolas de Arouca. Foi um projecto que teve a duração do ano lectivo e os resultados foram para além das expectativas. 

Aqui fica uma entrevista que a Associação Portuguesa de reiki fez a Regina fontes:

 

Como surgiu esta iniciativa?

Este projeto está a decorrer no Agrupamento das Escolas de Arouca – no designado Pólo do Burgo, com crianças do 2.º ano do Ensino Básico. É um projecto inserido no programa escolar, isto é, trata-se de uma parte integrante do programa anual. Ofereci-me para desenvolver o projeto, então foi solicitado pela professora responsável da turma, Prof. Ana Maria Amorim, à Diretora do Agrupamento, Prof.ª Adília Cruz, que achou muito interessante a iniciativa. O projeto iniciou-se no começo do ano letivo, com conhecimento de todos os pais.
Quantas crianças estão a ser abrangidas?
Neste momento estão abrangidas 20 crianças, sendo que duas delas têm Necessidades Educativas Especiais. Neste caso, as crianças foram integradas a pedido da professora que é responsável pelas actividades dos meninos.
Qual a frequência das sessões?
As sessões realizam-se às terças e quintas-feiras, das 14:00 às 15:00 horas.
Qual tem sido a recetividade dos alunos?
Todas as crianças tiveram uma recetividade fantástica. Estão sempre abertas a novas experiências. É bom lembrar que estas crianças nunca tinham ouvido falar em Reiki nem em energia. São crianças inseridas em ambiente rural, onde os pais não têm grande sensibilidade para estas terapias complementares, mas sinto que absorvem tudo como esponjas. É fantástico ver a evolução deles.
E os pais e professores, como tem sido a sua recetividade? Mostram abertura em relação a esta terapia complementar?
Na primeira reunião de pais, no início do ano, a professora informou que se os pais concordassem iria implementar o Reiki na turma dela. Todos os pais concordaram. Já realizei uma reunião com todos para lhes perguntar quais as diferenças que notavam nos filhos.
Alguns pais têm mais sensibilidade do que outros, pelo que se torna mais fácil trabalhar com eles.
Já tenho outras escolas interessadas num projeto semelhante. Irei estar com outra escola no dia 19 de Março, para assinalar o Dia do Pai. Este convite partiu dos encarregados de educação e de uma professora da escola.
Que efeitos se notam já nas crianças?
Alguns alunos desta turma têm vários problemas de comportamento. No início fiz uma leitura de como os abordar porque todos são diferentes. Tive de arranjar uma estratégia para os envolver. Um dos dias em que lhes fiz Reiki, consegui que adormecessem! A própria professora ficou incrédula, porque nunca conseguiu que eles parassem por cinco minutos. Sinto que estão a evoluir e até ao final do ano vamos conseguir evoluir ainda mais.