A ARCJ continua a ampliar o seu trabalho junto de escolas e a levar sorrisos e harmonia a todas as crianças e jovens envolvidos. Em Outubro deste ano, a ARCJ implementou numa escola em Fafe um projeto de Reiki e meditação que muito tem ajudado os alunos a gerir o seu tempo ansiedade, medos e fundamentalmente a “respirarem-se e sentirem-se” – ” O Projeto Aprender a Ser “.
O ” Projeto Aprender Ser” visa essencialmente levar os alunos a encontrar a harmonia e equilíbrio necessários, para que possam viver a sua infância e adolescência de forma mais saudável e feliz.
Com o inicio do ano letivo, iniciou-se também o “Projeto Aprender a Ser” na escola ARC de Fornelos, em Fafe, que abrange os alunos do 1º ciclo ao secundário.
Enquanto formadora do 1º e 2º ciclo sinto uma enorme alegria e até alguma emoção, por todas as semanas partilhar momentos tão significativos na vida destas crianças. São 10 turmas num total de 149 alunos, que apesar de serem um grande desafio, são também momentos de grande partilha e aprendizagem. Nas aulas do ” Aprender a Ser”, e com idades tão diferentes como as que me vão chegando, pretendo essencialmente levar estas crianças a conhecerem-se melhor e fundamentalmente leva-las a entenderem-se como um todo. Se já desconfiava, desde o inicio do projeto, confirmei que estas crianças o que mais precisam é de tempo para elas, tempo para brincarem, tempo para se escutarem e fundamentalmente tempo para respirarem. Num tempo e numa sociedade em que os estímulos são muitos, estas crianças pouco sabem do significado de parar… de escutar, de ouvir e respirar! São hiperativas? Talvez não….talvez precisem apenas de tempo para se sentirem, para serem escutadas e fundamentalmente para saberem exprimir e expressar os seus medos, angústias, receios e dificuldades. Talvez precisem apenas de tempo para gerir todas as suas emoções!
No ” Aprender a Ser”, no que às minhas turmas diz respeito, procuro acima de tudo dar-lhes a oportunidade e um espaço para que sejam elas próprias!Exercícios de meditação, muita respiração, relaxamento são sempre a minha prioridade. Com o decorrer das aulas fui escutando as suas dificuldades…e qual o meu espanto como algo tão simples como deitar e escutar uma música faz toda uma diferença naquele dia! Ficam mais tranquilas, mais serenas e muitas acabam por extravasar toda uma ansiedade acumulada…pergunto-me muitas vezes como adulta o que faria com tanta ansiedade dentro de mim???? Provavelmente não seria bonito de ver….
Mas as aulas não ficam por aqui, comecei a levar a música, o movimento, o desenho e a cor…nada melhor do que o poder da música para os levar às suas emoções e o movimento para que o corpo se possa libertar de tantas “armaduras” e ” couraças” já tão cedo visíveis. O desenho e a cor para que possam dar asas à sua criatividade! O ser humano traz consigo imensos potenciais, potenciais esses que de uma forma ou de outra vão sendo ampliados ( alguns) e diminuídos ( outros)…com a música, o movimento, o desenho e a cor, estas crianças vão trazendo para a aula, para mim, para os colegas e para si próprios todos os recursos de que são portadores. E tantas descobertas que fazem!
A História do Super Reikinho também está sempre presente, principalmente no mais pequenos, e nada melhor do que um Super Herói para os ajudar na descoberta de si próprios…e eles gostam tanto da viagem ao RIO SER e às Grutinhas que temos que manter sempre limpinhas!!!
Mas o dialogo também é importante.Falamos, falamos muito, escuto e sou escutada…Respeito, afeto, bullying, emoções como a raiva, a alegria, a tristeza , o medo….tudo temas que vamos desenvolvendo no ” Aprender a Ser”…. e depois de falar o exercício: jogos de libertação de movimento, jogos onde cada um representa a sua emoção naquele dia e são sempre dias tão diferentes para cada um deles!
Enquanto terapeuta e formadora abracei este projeto de corpo e alma, acredito profundamente que podemos ter crianças mais tranquilas, mais saudáveis, mais felizes.Acredito profundamente no poder da escuta, da partilha, do diálogo. Mas acredito ainda mais, no poder do coração, da emoção, da meditação e da respiração! Saibamos nós adultos um pouco de tudo isto…saibamos nós adultos levar para a nossa vida tudo isto…e no final saibamos nós adultos ser adultos mais felizes e respeitar as crianças enquanto crianças!
Que o “Projeto Aprender Ser” faça de todos nós Seres Humanos cada vez melhores!
Teresa Barros