Os Jovens, os animais e o Reiki

PASSEIO CANINO COM REIKI

Conheci a Fátima Cunha Velho aqui à uns meses e foi através dela que conheci a APCA (Associação de Proteção aos Cães Abandonados).

A APCA foi criada por quatro amigas em 1958, que adquiriam um terreno com cerca de 1300 metros quadrados, em São Pedro de Sintra, e é nesse espaço onde vivem hoje cerca de 180 cães.

A APCA alberga cães abandonados, desparasitam-nos, dão-lhes a vacinação completa, colocam microships e esterilizam as fêmeas. Finalmente, procuram novas famílias para eles. Os apoios financeiros que têm são exclusivamente de particulares e outras associações ou grupos de particulares que se organizam para ajudar a angariar fundos, ração, mantas, detergentes, um pouco de tudo o que se possa imaginar…

Mais informações em www.apca.org.pt

6

Comecei a fazer voluntariado de Reiki nos residentes do canil e rapidamente me tornei fã, não só da instituição que faz tanto com tão pouco como dos cães que lá vivem.

Por ser uma experiência tão boa, fiz das minhas idas ao canil, uma rotina semanal.

Fomos desafiados pelo João Magalhães para organizarmos este passeio e foi então que o Daniel Azevedo desafiou um pequeno grupo de alunos de Reiki.

Ficou marcado para dia 18 de Junho, às 10h e no dia marcado lá fomos, Serra de Sintra acima em direção ao canil.

À medida que nos aproximámos, ninguém adivinharia que ali se encontra um canil que alberga cerca de 180 cães. Reina o silêncio e o cheiro a natureza.

À medida que nos aproximamos do muro começamos a sentir a agitação e aos poucos a excitação toma lugar entre os cães. Eles sabem que vão ter visitas e anseiam por festas, passeios e mimos.

Os cães são selecionados tendo em conta o tamanho e idade das pessoas do nosso grupo e a personalidade do cão.

Estamos todos acompanhados de um amigo de 4 patas e o passeio começa.

Começa logo com uma subida ingreme que nos leva a uma escadaria. Os cães correm e arrastam-nos escada acima… o que até acaba por ser bom pois reduz o nosso esforço na subida.

 

1

 

Trocámos umas breves impressões e orientações e seguimos caminho.

 

3 2

 

 

 

 

 

 

 

 

Inicialmente por entre algumas casas, seguindo depois Serra acima por entre pedras, árvores, ervas e troncos.

 

6

Andámos durante uns 10 minutos até chegarmos a uma clareira junto a um palácio privado.

Demos água aos cães e comemos todos bolinhos e biscoitos… diferentes para humanos e cães, claro!

Foram explicadas as localizações dos chakras, a localização do chakra braquial e fomos todos incentivados a experimentar aplicar Reiki aos nossos acompanhantes. Alguns acalmaram consideravelmente e outros ficaram muito quietos e até se deitaram.

Foi giro perceber, durante a partilha de Reiki, as mudanças de comportamento dos cães e a reação dos miúdos que estavam genuinamente empenhados naquilo que estavam a fazer.

Depois da água, dos biscoitos e do Reiki, voltámos ao passeio e ao convívio.

Os nossos jovens mostraram, durante todo o passeio, serem responsáveis e educados. Gostámos especialmente de perceber que se preocupam genuinamente com o outro e com os animais. Demonstraram um enorme espírito de entreajuda e solidariedade e foram, durante todo o passeio, irrepreensíveis.

Gostaríamos de organizar mais passeios destes, não só pelos cães, mas pelo tanto que recebemos.

 

7

 

 

Nota 10 ao grupo todo! Foi um passeio muito muito fixe!

Patrícia Branco