O que é meditação?
A meditação não é de forma alguma um luxo. Hoje em dia esta prática, exerce uma necessidade tanto para os país como para os filhos. É um método muito antigo, mas fiável, ou seja, meditação é o prolongamento da concentração e o estado de contemplação, de presença no aqui e no agora. Momento de voltar para o coração e para a nossa verdadeira essência. Assim, encontramos harmonia na mente e no sistema emocional, ajuda-nos a melhorar a nossa qualidade mental e a melhorar as relações afetivas, criando laços mais fortes e únicos. Podemos dizer então, que a meditação é uma ferramenta de estar na vida ou uma arte de viver.
Hoje fala-se muito na Inteligência Emocional, e na verdade a QE dá muito mais a pessoa que um QI elevado.
É importante e fundamental saber lidar com os outros, viver em sociedade, e por isso esta é uma área onde devemos investir mais.
É importante mencionar que a meditação não é uma doutrinação, um condicionamento, é sim uma experiencia de autoconhecimento.
As crianças/Jovens e a Meditação:
A prática da meditação pode beneficiar especialmente as crianças/jovens. Devemos ensina-las com amor e sem imposição, utilizando uma linguagem apropriada a sua compreensão. Quando as crianças/jovens encontram na meditação a tranquilidade que precisam e a ajuda comprovada, quer nos estudos, quer na relações interpessoais, irão adota-la como uma ferramenta importante no seu dia a dia.
As crianças são o futuro! O que nós lhes transmitimos e os instrumentos ou ferramentas que lhes damos para a vida vão fazer toda a diferença, quer sejam negativos ou positivos. Quanto maior for o numero de ferramentas positivas melhor será o futuro delas.
As crianças tem muita facilidade em meditar, uma facilidade natural, pois tem mentes flexíveis e absorventes em relação a tudo o que as rodeia.
Benefícios da Meditação para Crianças/Jovens:
- Desenvolver a autoestima
- Desenvolver autoconhecimento
- Tomada de consciência dos seus sentimentos
- Desenvolver a concentração
- Desenvolver o controlo das suas emoções
- Melhorar a relação com os outros
- Desenvolver a criatividade
- Desenvolver intuição
- Desenvolver a imaginação
- Reconhecer e viver a sensação de paz interior
- Desenvolver as capacidades desportivas
- Desenvolver as capacidades intelectuais
Se ensinássemos meditação a cada criança de oito anos, eliminaríamos a violência numa só geração. Dalai Lama
Marta Pacheco – Terapeuta de Reiki para crianças