Chamo-me Sandra Patrícia Monteiro Gonçalves, tenho 26 anos e sou natural de Amarante.
Licenciei-me em Reabilitação Psicomotora, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Trabalho há quatro anos no Centro Social de Recesinhos, na freguesia de São Martinho de Recesinhos, concelho de Penafiel, como Animadora Sociocultural e Psicomotricista.
Podem visitar a minha página de trabalho no Facebook, Animadora Sociocultural e Psicomotricista Patrícia Gonçalves.
Agora que já conhecem um pouco da minha história, irei explicar de que forma o reiki, e a psicomotricidade com crianças, podem trabalhar em conjunto e quais as suas, vantagens.
Ambas as terapias trabalham o ser humano como um todo, sem excluir qualquer parte física ou mental/emocional.
O reiki apresenta, cinco princípios para as crianças, sou calmo, sou capaz, agradeço tudo, faço as tarefas com alegria e sou um bom amigo. Também a psicomotricidade apresenta princípios importantes, a tonicidade, o equilíbrio, a lateralidade, a noção corporal, a estruturação espaço -temporal, a praxia global e a praxia fina.
Agora como trabalhar os princípios de ambos em conjunto e proporcionar o melhor á criança?
Pois bem, a psicomotricidade procura prevenir e tratar, atrasos no desenvolvimento através de técnicas que são utilizadas no reiki com crianças.
Ambas as terapias pretendem que a criança, tenha noção do seu corpo, um dos fatores psicomotores, das suas capacidades e desenvolvê-las, a noção do aqui e agora que se encontra no fator psicomotor espaço- temporal.
Agora irei-vos falar de exemplos práticos. Também eu nas sessões de Psicomotricidade utilizo as mandalas. As mandalas surgiram como tendo importância no alívio do stress e da ansiedade, pois bem, é verdade mas não só, as mandalas , permitem que o nosso cérebro trabalhe a vários níveis como a lateralidade um dos fatores psicomotores, pintar de rosa do lado direito, pintar de azul do lado esquerdo, permite também que as crianças saibam distinguir as cores, outro exemplo é o facto de trabalharem a memória a curto prazo ao ter que decorar as cores que têm que usar em cada parte da mandala, e por último, no fator psicomotor Praxia fina, as crianças trabalham a preensão fina ao colocar o lápis na posição adequada para pintar.
É provável que nunca tenham visto este ponto de vista, por isso vou vos dar mais exemplos de como ambas as terapias estão de mãos dadas.
Nas sessões de psicomotricidade, fazemos na maior parte das vezes circuitos psicomotres em que por vezes utilizamos vários tipos de texturas , como folhas das árvores, terra ou areia, flores, pinhas e outros tantos “frutos” que a mãe terra nos dá, é importante para o desenvolvimento do cérebro da criança sentir várias texturas e cheiros, também no reiki as crianças têm este tipo de experiências quando caminham descalças no parque, quando tocam nas folhas nas flores, quando meditam e o mestre lhes pede para prestar atenção aos sons e aos cheiros que estão á sua volta.
Para terminar resta-me dizer que quer nas sessões de reiki quer nas sessões de psicomotricidade o objetivo é proporcionar o bem-estar mental/e físico da criança, juntamente com a medicina tradicional.
Psicomotricista
Sandra Patrícia Monteiro Gonçalves
Intervenção Psicomotora em crianças
A intervenção psicomotora, de carater reeducativo e terapêutico, é dirigida a casos em que os processos do desenvolvimento e da aprendizagem estão comprometidos e em que estão frequentemente implicados problemas psicoafectivos, de base relacional.
O Psicomotricista intervém essencialmente com crianças com perturbações do desenvolvimento e aprendizagem, que resultam, essencialmente, de condições, como:
· perturbação da coordenação motora e outras limitações do movimento;
· perturbações do espetro do autismo;
· défices da comunicação verbal e não-verbal;
· deficiência intelectual;
· dificuldades na aprendizagem dos processos simbólicos (leitura, escrita e aritmética);
· dificuldades na gestão dos processos de atenção (seleção, focalização e coordenação de estímulos);
· problemas de memória e perceção (identificação, discriminação e interpretação de estímulos visuais, auditivos ou tácteis); mutismo seletivo;
· perturbação da hiperatividade e défice de atenção;
· perturbação da oposição ou conduta; problemas emocionais (instabilidade emocional, baixa autoconfiança, baixa tolerância à frustração);
· problemas de autorregulação do comportamento (impulsividade, agitação, desinibição, agressividade, oposição) ou outras funções executivas (capacidade de planeamento, capacidade de síntese e analise) e problemas psicomotores propriamente ditos. Por exemplo, dificuldades na regulação tónica, no equilíbrio, na estruturação espácio-temporal, na noção do corpo, na lateralidade, na motricidade global, na motricidade fina e na oculo-motricidade).
Psicomotricista Patrícia Gonçalves
Para mais informações pode enviar para cenifpenafiel@gmail.comNuno Miguel Moreira NunesTerapeuta e Formador de Reiki (Método Usui Reiki Ryoho)
Cenif PenafielEdificio Ribeiro AG 46, Urbanização Cedro( junto ao Estádio de Penafiel )4560-501 Penafiel