Este ano a ARCJ esteve com o projeto a “Aprender a Ser” nas escolas da Amadora.
O projeto visava proporcionar às crianças do primeiro ciclo outro tipo de competências, abordagens, desenvolvimento e atividades para um melhoramento das suas condições, bem estar e harmonia, e para um crescimento individual e coletivo.
Este projeto foi inserido em várias escolas da Amadora para o primeiro ciclo, sendo que cada turma tinha uma aula por semana de sessenta minutos.
Para estas aulas foi definida uma abordagem centrada no desenvolvimento pessoal da criança, na compreensão e desenvolvimento das suas emoções, através de técnicas de relaxamento, jogos e pinturas. Trabalhamos a parte mental pelas técnicas de mindfulness, vimos filmes e contamos várias histórias contendo reflexões e moralidades importantes, fizemos exercícios de concentração e fomos refletindo sempre muito sobre as questões de vida, de ser criança, de ser adulto e de vivermos em sociedade. Trabalhamos a nossa parte física, com danças e movimento, trabalhamos o equilíbrio e conhecimento do corpo. Trabalhámos os cinco sentidos, para devolvermos e crescermos como um todo.
Nestas escolas encontramos alguns desafios interessantes e construtivos, desde logo a grande diversidade de culturas, nacionalidades, religiões e credos que existiam na mesma sala de aula, o que obrigou a um maior cuidado e sensibilidade no desenvolvimento do trabalho.
Mas com isto estas crianças também nos trouxeram uma grande lição, todos podemos coexistir, conviver e trabalhar em conjunto e em harmonia para sermos mais pacíficos e felizes.
Encontramos também crianças muito carentes, sofridas e incompreendidas, professores cansados, e encontramos um sistema que precisa de melhorar e de se adaptar para melhor lidar com as exigências e desafios de vida.
Este projeto contou com a colaboração e desenvolvimento de Daniel Azevedo e Maria Sierra.
Agradecemos a recetividade, a colaboração e o empenho de todas as escolas, professores, auxiliares e claro dos alunos para “aprendermos a ser” cada vez mais felizes.
Para o ano continuamos este projeto e se quiseres a nossa visita ou colaboração entra em contacto connosco.