Temos estado presentes em várias escolas, com um trabalho desenvolvido por vários formadores e terapeutas. Este ano, e com a Formação de Facilitadores da ARCJ, estamos distribuídos a nível nacional (inclusive Açores).
Contamos já com Projeto Aprender a Ser em 20 escolas, alcançando um total de 794 crianças e jovens e com parcerias oficialmente realizadas para todo o ano letivo com 7 escolas de Norte a Sul do país e Açores.
O projeto “Aprender a Ser” visa essencialmente levar os mais novos a encontrar a harmonia e o equilíbrio necessários, para que possam viver a sua infância e adolescência de forma mais saudável e feliz.
Escolas e parcerias:
- Externato Cosme Damiao
- EB1 da Venteira
- EB1 Manuel Carenque
- EB1 Espiche
- ACR Fornelos
- Escola Básica e secundária do Pombeiro
- Associação Recreativa Travassós – ATL
- EB Várzea, Margaride e Felgueiras
- Centro Escolar Penafiel
- Agrupamento de Escolas Latino Coelho
- EB1 Palmeira
- Escola básica e secundária de Santa Maria
- Junta Freguesia Vila Paço de Sousa
- Coruja ATL
A Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere a necessidade de desenvolver programas de ensino de habilidades de vida, consistindo em desenvolver capacidades emocionais, sociais e cognitivas que podem ajudar os alunos a lidar melhor com situações conflituosas do quotidiano.
As habilidades sugeridas pela OMS são: autoconhecimento, relacionamento interpessoal, empatia, lidar com os sentimentos, comunicação eficaz, stress, pensamento crítico, pensamento criativo, tomada de decisão e resolução de problemas. (WHO,1997)